MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um tipo de sistema holístico de saúde natural que remonta há pelo menos 2.000 anos do ano 200 aC. A MTC é “holística” e “natural” porque estimula os próprios mecanismos de cura do corpo e leva em conta todos os aspectos da vida do paciente, em vez de apenas vários sinais ou sintomas óbvios.
Os praticantes de MTC vêem o corpo como uma rede complexa de partes interconectadas (parte de um conceito mais amplo conhecido como Qi), em vez de sistemas ou órgãos separados.
De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, tratamentos de medicina tradicional chinesa visam corrigir desequilíbrios no corpo e trabalham principalmente em três formas principais:
-
Abordando os fatores externos e o ambiente interno de um paciente;
-
Ajudar os pacientes a relacionar-se com suas emoções internas de maneira mais saudável, incluindo o controle do estresse;
-
Melhorando os fatores de estilo de vida de alguém, incluindo dieta e rotina de exercícios.
O método Fisioterapia Labiríntica 4.0, se utiliza de recursos da MTC para controlar principalmente a ansiedade, estados depressivos e a causa energética do desencadeamento da tontura. Tais recursos são utilizados porque o promotor do método acredita que abordagens terapêuticas integrativas, podem potencializar o processo de reabilitação dos pacientes.

